De Petrolina para a Itália

Sou Danilo Macário, estudante de Engenharia da Computação e é com muita alegria que faço minha primeira postagem no blog a fim de compartilhar esse grande momento que estamos vivendo. Sempre acreditei que com o esforço podemos conseguir muita coisa mas nunca imaginei que aliado a um pouco de sorte poderia sair um resultado tão bom. Sempre sonhei em conhecer outros países e imaginava que isso poderia acontecer através de umas simples viagem de férias e não da forma que está prestes a acontecer. Estudar durante um ano na Europa, é muita alegria para uma pessoa só e agora vou descrever um pouco dessa façanha alcançada.

Ano passado o governo brasileiro iniciou o Ciência sem Fronteiras, programa que visa oferecer oportunidades de estudo em diversos países a estudantes brasileiros de nível superior. No início achei que era uma realidade muito longe de ser alcançado por mim, pois eram muitas as etapas a serem vencidas e no primeiro edital elas vieram, o candidato que se se inscrevesse para o então único país participante precisava alcançar a pontuação mínima de 79 pontos o que para meus conhecimentos da língua inglesa é muito e precisaria ralar muito até chegar nesse estágio.

Em janeiro desse ano é lançado um novo edital direcionado a países europeus, dentre eles, Itália, Alemanha, França e Reino Unido e assim como no edital anterior era necessário ter o chamado comprovante de proficiência, ou seja, era necessário comprovar que conhecia a língua através de uma respectiva prova e obter uma pontuação mínima, mas dessa vez foi diferente, não desanimei e arrisquei, o máximo que poderia acontecer era eu conseguir kkk.

Fiz minha inscrição para Itália(um dos motivos foi por seu um país no qual sempre gostei muito), os meses foram passando e recebi dois ou três e-mails que diziam que eu tinha sido aprovado nas primeiras etapas, não dei muita importância porque achei que eram aceitações referentes aos critérios básicos como CR acima de 6,0, estar matriculado e etc.

As etapas foram ocorrendo e então fomos solicitados a se inscrever no Banco de Dados do CSF italiano escolhendo o curso e algumas possíveis faculdades de destino. Fiz o que foi solicitado, mas ainda não acreditava pois imaginei que teria minha candidatura cancelada mesmo recebendo um e-mail de Bologna dizendo que eu deveria me inscrever mesmo sem ter conhecimento da língua.

Depois de alguns dias a surpresa, fui aprovado, fui aceito para participar do ano acadêmico 2012/2013 na Universidade Politécnia de Torino na Itália (PoliTo), que tinha sido minha primeira opção quando me inscrevi pois as aulas poderiam ser em inglês ou italiano e ofertariam o curso de italiano lá. Depois disso foi só alegria, fui cumprindo outras etapas, diversos cadastros e preenchimentos de formulários o que faz parte do processo burocrático.

Durante esse período pós-aceitação passei por um pequeno susto onde de última hora soube que a exigência do teste não era  da PoliTo, mas sim do governo brasileiro e que sem ele não poderia ir. Para não correr o risco de perder a grande oportunidade, fiz algumas aulas de italiano na internet, paguei uma professora durante duas semanas com aulas intensivas e muito esforço, marquei o teste e fiz  a prova em Recife obtendo uma nota muito satisfatória para pouco tempo de estudo e assim teria minha vaga assegurada.

Essa semana comecei o curso online ofertado pela PoliTo que vai até agosto, que funciona como um preparatório para as aulas presenciais a partir de setembro. Agora aguardo ansiosamente a implementação da bolsa para compra de passagens e obtenção do visto, acredito eu, que essas são as duas últimas etapas dessa grande jornada. E por enquanto é isso.

Ciao, ci vediamo presto!

Advertisements
Categories: General | 2 Comments

Post navigation

2 thoughts on “De Petrolina para a Itália

  1. Mariza Macário

    Muito legal a ideia do blog ^^

  2. Maísa Macário

    beleza, ta sabendo legal kkk
    Buona Fortuna!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: